Home Notícias Artigos Estudos Sermoes Bate - Papos Visitas
Quem Somos
No Que Acreditamos
Biblioteca
Links e Endereços
Fotos e Vídeos
Contatos


 
O Profeta Jonas – Parte I
Urley Luca

A Missão de Jonas e sua fuga
Cap. 01
(Versículos 1-3)

Nínive, cujo nome significa bela, foi a capital da Assíria.
Os assírios eram considerados sanguinários e brutais. Gostavam de inventar novas formas de torturas para amendrontar seus inimigos. Algumas de suas torturas consistiam em arrancar a pele dos inimigos capturados, erguê-los no ar espetados no peito por uma grande lança, decapitá-los, fazer pirâmides com seus crânios, crucificar, empalar, arrancar os olhos e esfolar vivos seus prisioneiros. Eles se destacaram também pela habilidade na construção de grandes cidades e edifícios monumentais, como atestam as ruínas encontradas de Nínive .
Na época de Jonas, Israel vivia em extrema pobreza, o rei fazia o que era mal diante do Senhor (2 Reis 14:24) e um de seus grandes inimigos eram os Assírios. As razões que Jonas poderia alegar para sua desobediência eram até explicáveis,mas jamais justifícaveis para Deus. Os sentimentos de Jonas estavam interferindo no seu relacionamento com Ele. Jonas não entendia, mas aos olhos de Deus ele não era melhor, não era mais justo do que aqueles a quem odiava. (Romanos 3:10)
Nós temos diversas explicações para fugirmos dos mandamentos de Deus, mas nenhuma é justificável para Deus. Se Deus nos dá um mandamento ou tarefa, devemos confiar que ao mesmo tempo Ele nos dará apoio (Isaías 41:10 / Jeremias 1:7-8).
Nós como cristãos devemos obedecer aos mandamentos de Deus para amá-lo, pois nisto consiste o amor a Deus ( 2 João 1:6). A falta de intimidade com Deus nos conduz a portos que oferecem navios que nos levão para longe de Deus. Neste momento, começamos agir como achamos melhor, confiando em nós mesmos, decidimos agir com nossa própria força, assim como Jonas que pagou com seus recursos para embarcar no navio. O preço é tentador e parece não custar muito.
Se você está no porto volte enquanto é tempo, mas se já está no navio arrependa-se!
Talvez você reclame quão difícil é evangelizar, ser honesto, paciênte, humilde com sua esposa, ofertar, orar, ler a Bíblia, Acordar mais cedo para ter tempo com Deus, ir aos cultos, e por isso decide ir ao porto (ficar a ver navios) que irão te ajudar a fugir de suas responsabilidades como cristão.
Sabe quando estamos no porto a ver navios?
É quando pouco lemos a Bíblia, oramos e queremos somente obedecer a Deus em algumas coisas e outras não, tudo isto porque achamos muito difícil ou ficamos a dizer “não é bem assim, você não me entende” e nos enganamos. Deixamos de ter nosso coração entregue a Deus. É nesta hora que você pode decidir pagar o preço para embarcar de vez num navio que leva para longe de Deus e só traz como consequência desgraça para sua vida.
O caminho para a desobediência é sempre largo e fácil, porém custa muito caro no final. Podemos associar isto a prestação nas Casas Bahia, em que o preço das parcelas são tentadoras e parecem ser baratinhas, mas que no final, custa muito caro.
Você tem feito o que não quer ou tem embarcado em navios de prazer?

Cap. 01 : 6
 
“O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar ai dormindo? Levante-se e clame ao seu deus” Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos.”
Ao embarcarmos nos navios que levam a desobediência, começamos a colher frutos que nem de longe gostaríamos de ver. O desanimo alcança a alma e nada mais parece ter sentido. Se você deseja ter uma vida emocionante, irresponsável, sofredora por causa do pecado, continue no navio da vida sem Deus, mas se quer ter uma vida emocionante, cheia de luz, segura, protegido por Deus, obedeça-o.
Jonas havia perdido a vontade de viver, pois estava oprimido, angustiado, deprimido por causa de sua desobediência e o navio que era um refúgio e seguro, tornou-se perigoso e totalmente sem graça, na verdade virou uma desgraça.
Desobedecer a vontade de Deus nos faz perder a noção das coisas e a razão de ter uma vida espiritual, levando-nos sutilmente a perder a própria vida.
A atitude de Jonas reflete a vida de um cristão que embarca nos navios da vida sem Deus, ele sofre e encontra-se com o coração tão endurecido que não tem vontade ou coragem de voltar para Deus. Sem muita importância com a vida das pessoas e mais ainda com sua própria vida, ele não assume as responsabilidades por seus atos, não se envolve espiritualmente com as pessoas, porque já não enxerga motivo algum para isso. Tudo perde o sentido na vida cristã.
Jonas decide tomar uma atitude em meio ao desespero das pessoas. Ele vai dormir num lugar mais tranqüilo, no porão do navio, sem a perturbação daqueles homens que lhe incomodavam. Enquanto ele está dormindo, e aparentemente mostrando tranqüilidade (na verdade frieza), homens lutam por suas vidas em meio a uma grandiosa tempestade.
Em nossa vida cristã, temos a mesma atitude quando estamos fugindo dos mandamentos de Deus, parecemos que estamos dormindo em sono profundo ao não percebermos tanta tribulação, sofrimento nas vidas das pessoas ao redor, na verdade, assim como Jonas, decidimos ir para o porão do navio da vida, enquanto os outros continuam na luta por suas vidas no convés.
Naquele momento Jonas era o mais egoísta e insensato do navio. Devemos ter em mente que Jonas conhecia a Deus e sabia quem Ele era e por isso deveria ser sal e luz no meio destes homens, mas ele em momento algum se voltou para Deus ou lutou com os homens por suas vidas.
Quando passamos por situações parecidas, cedo ou mais tarde seremos exortados por alguém a despertar para a realidade, mesmo que não tenhamos vontade de sair de porão, pois Deus nos ama e jamais quer nos ver no porão (Romanos 8:28). Ele deseja nos ver no convés, lutando e perseverando contra as tempestades da vida que por muitas vezes é conseqüência de nossos próprios pecados. Isto aconteceu com Jonas, quando o capitão veio até ele. Acredito que Jonas deva ter olhado par ele com uma cara nada boa e talvez ficado envergonhado ou muito irado, pois estava em sono profundo. Quem gosta de ser acordado quando está tendo um sono profundo?
Quando alguém te acorda e chama para sair do porão, você toma decisão de sair e lutar no convés por sua vida e dos outros ou fica reclamando e ignorando o chamado? (1 joão 4:8)
(Versículos 7-10)
A identidade de Jonas é revelada e sua “fuga” e “tranqüilidade” começam a chegar ao fim. Não dava mais para ele se esconder e continuar a fugir. Jonas nos mostra que quando estamos fugindo de Deus e em processo de desobediência não levamos as bênçãos de Deus conosco, mas ao mesmo tempo não significa que Deus não age nessas coisas para salvar outras pessoas.
Como podemos confessar servir a um Deus tão poderoso e desafiá-lo com nossa desobediência?
É porque realmente somos pecadores.
Jonas ao declarar quem ele era e a quem ele servia e quem era o seu Deus, demonstrou sua insensatez aos marinheiros. Eles perceberam como o Deus de Jonas era poderoso, presente e exige obediência. Eles ficaram espantados e queriam saber o que Jonas havia feito de grave, pois a situação em que o mar se encontrava, demonstrava que não era boa coisa.
“O que foi que você fez?” (Versículo 10)
Os marinheiros pagãos estavam sem saber o que fazer com a irresponsabilidade de Jonas. Eles deveriam estar se perguntando em como não temer um Deus tão poderoso e ao mesmo tempo pensando na loucura de Jonas.
Os pagãos (marinheiros) naquele momento demonstravam ter mais fé e temor a seus deuses do que Jonas que dizia ser “adorador do Senhor, Deus dos céus, que fez o mar e a terra”.
A sua vida tem sido sal e luz, ou você é o que menos pode ajudar alguém espiritualmente?
(Versículos 11-16)
Bem, mesmo aqueles marinheiros pagãos não eram homens sem coração, pois preferiram não dar crédito as palavras de Jonas e remavam para alcançar a terra, sem lançarem Jonas no mar. Eles poderiam também estar com medo de piorar a situação, pois como confiar nas palavras de um homem que foge de um Deus tão poderoso?
Muitos de nós somos muitas vezes levados pelos tripulantes do navio a resolvermos a situação simplesmente voltando para terra firme, quando na verdade a questão é extremamente espiritual, ou seja , exige arrependimento.
Cuidado para não ser enganado e acreditar que tudo vai melhorar se você voltar para terra firme.
Jonas neste momento estava a ver homens cheios de temor e amor. Homens que colocavam suas vidas em risco e que não queriam ser culpados de sangue inocente, mas ao mesmo tempo, podemos observar que a palavra de Jonas não era muito considerada, isto era conseqüência de suas atitudes, pois talvez os homens acharam que ele estava louco e por isso queria se matar.
Você tem levado as pessoas para próximo de Deus com sua vida ou tem sido desprezado e considerado um inútil? (1 Timóteo 4:16)
Um cristão que está longe de Deus não é confiável aos olhos dos religiosos, pois é visto como uma pessoa que carece de pena por causa da sua insensatez, suas palavras já não tem muito valor. Os marinheiros ao verem a situação de Jonas, podem não tê-lo jogado no mar, por acharem que Jonas estava desgostoso da vida e queria morrer, ao mesmo tempo em que podiam temer se era verdade o que ele dizia.
Sua vida traz confiança para as pessoas quererem estar com Deus?
Longe de Deus, algumas pessoas lutam por nossas vidas, até que realmente cai a ficha de que a nossa companhia não é das melhores e só traz problemas, assim é o cristão que foge de Deus, se torna um peso para as pessoas no mundo e é abandonado, o que é contrário quando estamos com Deus e unidos ao corpo de Cristo, pois além de sermos chamados a estarmos no convés lutando, temos a oportunidade de aprendermos o caminho do arrependimento que muitas vezes fica obscuro nos momentos de dificuldade.
Deus permitiu tudo isto acontecer com Jonas acreditando que ele iria voltar para sua presença (Romanos 8:28) e como um Pai, Deus disciplina seus filhos. (Hebreus 12:4-7)
O último contato de Jonas com os tripulantes do navio testificou de que realmente fugir do Deus dos Hebreus não era uma boa idéia.
Deus como sempre fazendo do impossível o possível e assim demonstrando seu amor por todos nós. (Mateus 19:26) A misericórdia de Deus alcançou esses homens através da desobediência de Jonas.
Você quer trazer as pessoas para Deus da maneira de Deus com obediência ou da maneira de Deus sem obediência?

- O Grande peixe
Em Mateus 12:39-41, Jesus disse aos Escribas e Fariseus que pediram da parte dele algum sinal que não haveria outro sinal além do profeta Jonas. O que testifica que realmente a história é verdadeira. Não vá pensando que o seu pecado hoje pode ser vontade de Deus (Tiago 1:13), sinal que haveria de acontecer, pois na época de Jonas, Jesus não havia estado presente conosco como Homem e ressuscitado, não há mais nada a acontecer, a não ser a volta de Cristo, a salvação dos cristãos (discípulos) e a condenação do mundo.
Deus age de diversas formas e independe de nossa postura e vida. É “sempre bom” buscarmos estar em dia com Deus para não sermos disciplinados de maneira tão severa como Jonas.
Você tem um coração entregue a Deus e busca obedecê-lo ou necessita de atitudes mais severas?
Muitos cristãos estão sofrendo por causa da falta de humildade, intimidade e obediência ao Deus Eterno.

Cap. 02 – A oração de Jonas
Enquanto estivermos conscientes (vivos) e Jesus não voltar, haverá oportunidade de arrependimento e se nossa vida espiritual estiver no fundo do poço, devido a nossa desobediência, haverá esperança de Deus para nós e Ele quer usar sua misericórdia para nos salvar e sua paciência é motivo de salvação.
Ao lermos a oração de Jonas, podemos nos esquecer que foram 3 dias e 3 noites dentro do grande peixe, o que podemos supor que no último momento Jonas veio a expressar seu arrependimento e não um simples remorso. (Versículo7)
A nossa vida pode estar como a de Jonas. Dentro da Baleia, você se sente sufocado por causa das conseqüências do seu pecado e sem forças para lutar em meio a tanta pressão. Talvez as dificuldades te levaram para o fundo do mar e já não se vê muita luz, só lhe vem a mente derrota e frustração. O primeiro e principal erro de Jonas, foi não ter falado com Deus sobre seu coração e isto teve como conseqüência o pecado e vida longe de Deus. Jesus nos mostra que não é errado não querer fazer as coisas de Deus e que devemos expressar nossos sentimentos com humildade e respeito a Deus. (Mateus 26:36-39 )
Como está sua intimidade com Deus?
Será que você espera sofrer como Jonas para orar a Deus expressando seu coração e sentimentos. O que te impede de orar e buscar intimidade na oração com Deus?
Se é seu caso, há uma ótima notícia. Deus sempre espera nosso arrependimento, mas não devemos esperar como Jonas, pois quem sabe você não saiba aproveitar o último momento. Aproveite agora para estar em paz com Deus, não deixe para o último momento, afinal não sabemos quando ele será e acredito que nem queremos sofrer como ele sofreu (Mateus 24:37 – 51).
A uma estória que diz:
“Certa vez, um fazendeiro vendeu uma mula para seu vizinho e após um certo tempo, o comprador trouxe a mula de volta reclamando que não conseguia arar com ela, pois simplesmente não o obedecia!” Ah, desculpe, eu esqueci totalmente de lhe dizer “, disse o antigo dono, apanhando uma vara que estava no chão, e batendo depois na cabeça da mula! Imediatamente, a mula passou a obedecer cada ordem que recebia”.
Mas quem pode fazer esse papel de mula?
Jonas estava se comportando como uma mula, pois sabia o que precisava fazer, mas não estava disposto a fazê-lo, até Deus chamar sua atenção.
Deus usa estas situações para nos moldar, segundo a sua vontade, mas sempre cabe a nós decidir obedecer ou não. (Provérbios 15:10)


Outros artigos semelhantes:



 
Clique aqui e deixe seu recado em nosso livro de visitas